Blog

Carros elétricos terão postos de recarga ligando São Paulo e Rio  de Janeiro

Carros elétricos terão postos de recarga ligando São Paulo e Rio de Janeiro

18.07.2018

Um corredor com postos de recarga elétrica vai ser inaugurado na próxima segunda-feira (23), na Rodovia Presidente Dutra, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro. O objetivo é fornecer energia para que veículos elétricos e híbridos (com um motor elétrico e outro a combustão) plug-in possam fazer o deslocamento entre as duas cidades.

Os equipamentos de carregamento rápido estão instalados em 6 postos ao longo de 430 quilômetros, com uma distância máxima de 122 km entre cada um, ligando as duas capitais.

O projeto foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a BMW do Brasil e a EDP, empresa que atua no segmento elétrico, e as estações estão em postos da rede Ipiranga.

De acordo com as empresas, foram investidos R$ 1 milhão no empreendimento e este é o maior corredor elétrico da América Latina, superando um de cerca de 300 km existente no Uruguai.

Frota pequena

O Brasil ainda tem poucos veículos elétricos e híbridos. Considerando apenas carros e comerciais leves, são 8,6 mil no total até o final de junho, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o que, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, corresponderia a cerca de 0,005% dos 92 milhões de veículos que circulavam no país.

A partir de novembro, esses carros pagarão menos Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). E futuros híbridos flex (que aceitem etanol, e não só gasolina) terão desconto extra no tributo.

Grátis por 6 meses

Nos primeiros 6 meses, os postos de recarga fornecerão a energia elétrica de forma gratuita para os usuários. Depois deste prazo, a maneiras de cobrar e o valor a ser pago será definido pelas empresas, mas a referência deve ser o valor adotado pela distribuidora de energia.

Segundo Helder Boavida, presidente da BMW, o custo da viagem é cerca de um quarto do valor com combustível.

O tempo estimado para o abastecimento de um veículo com bateria de 22 kWh é de 25 minutos para 80% da carga, informam as empresas. Em cada uma das estações, dois veículos podem recarregar ao mesmo tempo, e motos também podem usar o dispositivo.

Fonte: G1

Compartilhe

Empresas Fortbras

Javali
Menil
Pegasus
Soma
TBrasil
Total
Ambra Pneus
Atacado União
Hiper Varejo
Multiplan Peças Automotivas
União Autopeças
BHZ Peças
Milenium
Rondobras
Atacarejo União
Milenium Autopeças
Jaicar Autopeças

2024 - Fortbras Autopeças S/A - Todos os direitos reservados Fortbras

Icone WhatsApp - Fortbras